A trajetória da Escola Técnica Estadual de São Roque iniciou em 27 de julho de 1999, através de parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Estância Turística de São Roque, em resposta à crescente demanda local e regional por mão de obra especializada e qualificada.

A Prefeitura desocupou a antiga Casa da Agricultura e reestruturou-a para a instalação da Etec de São Roque, porém, em função de longo ciclo inflacionário à época, todas as esferas de governo estavam se recuperando, motivo pelo qual não havia verba disponível para a instalação de uma Etec em São Roque naquele momento.

Sugeriu-se então que iniciassem as atividades no formato de Classe Descentralizada, onde uma escola já estabilizada faria a gestão dos cursos e dos recursos humanos, enquanto à Prefeitura caberia a cessão do prédio, dos recursos materiais e a gestão da infraestrutura da unidade.

Nascia assim a primeira classe descentralizada da história do Centro Paula Souza, a unidade de São Roque, que passou a funcionar gerida por duas Etecs de Sorocaba: a Etec Fernando Prestes e a Etec Rubens de Farias.

Nessa época, como classe descentralizada, os quatro primeiros cursos oferecidos pela Etec de Roque foram: Técnico em Alimentos, Eletrônica, Informática e Turismo. O público alvo eram alunos provenientes de São Roque e das demais cidades vizinhas: Araçariguama, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Mairinque e Vargem Grande Paulista.

Após três anos, a Escola Técnica de São Roque deixou a condição de classe descentralizada para se tornar, por meio do Decreto nº 47.318 de 13/11/2002, uma Unidade Educacional autônoma do Centro Paula Souza, gerida por equipe própria (independente das Etecs de Sorocaba) e pronta para crescer através de seus próprios esforços e realizações.

Em 2024, a Etec de São Roque completará 25 anos de existência e, ao longo desse tempo, muitas conquistas foram alcançadas com destaque ao incremento de infraestrutura, aos equipamentos de alta tecnologia e a evolução dos métodos de ensino.

Essa trajetória de sucesso só foi possível graças aos empenho dos professores e funcionários, que não mediram esforços para que a missão da Etec de São Roque fosse sempre a premissa básica de seu trabalho e também aos alunos que estão e aos que já passaram pela instituição, pois a escola sempre obteve destaque pela qualidade de ensino, comprovada pelos dados do INEP/SARESP que apontam a Etec de São Roque entre as melhores escolas do município, pelas inúmeras aprovações de alunos nas melhores universidades do país e pela oferta de vagas de emprego e estágios aos alunos dos cursos técnicos e, a partir deste ano também para os cursos MTec (Médio Técnico) que passam a ser oferecidos com seis aulas diárias inclusive no período noturno.

O envolvimento desses alunos com a escola e a consciência da existência de uma comunidade escolar (pais, professores, funcionários, alunos e comunidade externa) torna-os ainda mais especiais e participativos.

A Escola Técnica de São Roque trabalhou com afinco no plano de expansão realizado pelo CEETEPS. Da mesma forma como iniciou suas atividades, a Etec de São Roque promoveu três implantações de extensões no formato de classes descentralizadas sob sua coordenação: Escola Técnica Ermelinda Giannini Teixeira – Santana de Parnaíba, criada em 19/09/2008; Escola Técnica de Cotia – Cotia, criada em 22/12/2009 e a Escola Técnica de Mairinque, criada em 07/04/2010.

Tais escolas tornaram-se unidades independentes nesse período e atualmente, a Etec de São Roque mantém a gestão de 02 classes descentralizadas, sendo uma na cidade de Araçariguama, com turmas do curso técnico em Administração, e outra na cidade de Alumínio que oferta, além do curso técnico de Administração, a primeira turma do curso técnico em Enfermagem (apenas o segundo caso na história do Centro Paula Souza ofertado fora da Etec Sede).

Durante a sua história, a Etec de São Roque contou com cinco diretores:

  • Prof. Antônio Carlos de Oliveira de 27/07/1999 a 11/11/2002;
  • Prof. Joel de Almeida de 12/11/2002 a 02/09/2004;
  • Prof. Divanil Antunes Urbano de 03/09/2004 a 25/04/2010;
  • Prof. Cecília Apª Góes de Oliveira Costa de 26/04/2010 a 01/01/2017; e
  • Prof. Hélio Pessolato de 02/01/2017 até o momento.

Em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19, o Estado de São Paulo adotou a quarentena, instituída por meio do Decreto 64.881, de 22 de março de 2020, com impacto imediato na rotina da Unidade Escolar, obrigada a adaptar-se rapidamente ao regime de tele trabalho aplicado aos servidores administrativos e a plataforma MS Teams utilizada para as aulas remotas.

Há de se destacar que os campos de estágio do curso Técnico em Enfermagem retomaram atividades presenciais em fevereiro de 2021 mas que, durante toda a pandemia desde que iniciou-se a campanha de vacinação, os alunos de enfermagem participaram de forma voluntária das ações promovidas pelo poder público para imunização da população, atuando na linha de frente com os demais profissionais da saúde em unidades de atendimento médico hospitalar, nos drive throughs, (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa,https://dicionario.priberam.org/drive-through#:~:text=Plural%3A%20drive%2Dthroughs. Acesso em 25/03/2024:10:06) e demais eventos realizados especificamente para essa finalidade.

No período compreendido entre outubro a dezembro de 2021, a Etec de São Roque implantou o ensino híbrido, de forma escalonada, para os cursos oferecidos na Etec Sede e em suas Classes Descentralizadas, metodologia mantida temporariamente para viabilizar gradativo retorno ao sistema tradicional.

A Classe Descentralizada de Alumínio retomou parcialmente suas atividades presenciais em outubro de 2021; a Etec de São Roque e a Classe Descentralizada de Araçariguama retomaram integralmente o regime presencial em 2022.

Missão

Promover o ensino de qualidade, com foco na formação do cidadão com conhecimentos que garantam sua consciência profissional e o exercício da cidadania.

Missão

A Etec de São Roque pretende ser referência na formação educacional da região, oferecendo um ensino de qualidade com desenvolvimento das particularidades de seus alunos, integrando-se à comunidade.